O Município: Histórico | Localização | Hospedagem | Gastronomia | Pontos Turísticos | Legislação

Quinze de Novembro: opção de lazer para a estação mais quente do ano

Com o calor e as tardes mais compridas, muitas pessoas passam a procurar opções de lazer para passar o final de semana e as tardes de verão. O município de Quinze de Novembro é visitado por milhares de turistas todos os anos. Suas belezas naturais, campings e pontos turísticos dão destaque ao município, que leva os títulos de “Capital do Turismo Regional” e “Terra das Águas”. As opções de lazer existentes agradam todas as idades, gostos e bolsos. Confira as principais opções que o município oferece para aproveitar o verão: Praça Municipal Clara Arend Saft: Quem visita a praça municipal, no centro da cidade, já têm uma ideia de todas as belezas que vai encontrar conhecendo Quinze de Novembro. A arquitetura moderna remete a traços culturais do passado, nos Museus e nas Tendas localizadas na praça que lembram o estilo arquitetônico dos colonizadores alemães. A réplica do Lago Passo Real chama a atenção e convida os visitantes a conhecerem os campings situados no entorno do Lago. As flores e a jardinagem refletem o cuidado com os canteiros das ruas e os jardins das casas em toda a cidade. A praça ainda oferece acessibilidade para deficientes físicos e visuais. Uma dica é visitar a Praça durante a noite e conferir a bela iluminação do local. Balneários e Campings: As águas do maior Lago Artificial do Rio Grande do Sul são um convite para os turistas que têm à disposição campings, balneários e condomínios. São cinco condomínios de segunda casa (exclusivos para sócios): Refúgio, Beco do Sol, Recanto do Lazer, Costa do Sol e Axilas da Serpente. Pessoas de diversas cidades da região e de diferentes estados do Brasil possuem residências no município. Os balneários e clubes estão abertos ao público durante toda a temporada de veraneio e todos possuem acesso asfáltico ou com calçamento: Camping Aurora: Opção de lazer às margens do Lago Passo Real. Possui ampla e confortável estrutura para camping. Vários eventos são realizados no local. Pinhos’s Park: Área para camping, quadras de vôlei de areia e futebol sete, churrasqueiras, bar e piscinas. Está situado próximo da cidade, o que facilita o acesso do público. Balneário Wilke: Localizado no distrito de Santa Clara do Ingaí, o verde da natureza se destaca no local. Para quem curte aventura, oferece também uma trilha ecológica, de dificuldade moderada, com 3,5km de percurso. Hotel de Lazer Águas da Fonte: Está localizado às margens do Lago Passo Real com infraestrutura dispondo de chalés mobiliados, restaurante, piscinas, pesque-pague, área para camping e espaço para eventos. Águas Termais: a descoberta de águas termais no subsolo do município promete revolucionar o setor turístico, que apesar de todo o potencial não é bem aproveitado. “Faltam investimentos a nível estadual e federal no turismo de pequenos municípios. Em nosso Estado, apenas os grandes centros turísticos como Canela e Gramado recebem milhões todos os anos para manter sua estrutura. Fica difícil investir mais”, salienta a diretora do departamento de turismo de Quinze de Novembro Luíza Budke. O Prefeito Municipal Clair Tomé Kuhn destaca que o investimento nas águas termais será o grande salto turístico do município. “Após vários estudos geológicos, comprovamos a existência de Águas Termais em vários pontos do município. Agora estão sendo feitos os estudos de viabilidade do local para perfurar o poço”. O Prefeito explica que o poço será perfurado no local que não só tenha uma estrutura adequada, como também seja mais viável do ponto de vista técnico. “Após avaliarmos qual o local mais adequado, vamos investir na perfuração do poço. Depois, fazer todo o projeto arquitetônico e de engenharia para o local. Após este processo, precisamos de investidores para a execução do projeto. E já temos estes investidores”, comemora. No entanto, não é um projeto de curto prazo. “Sendo muito otimista, levaremos no mínimo de dois a três anos para encaminharmos definitivamente o projeto”, reconhece Kuhn. Quinze de Novembro é um município bonito, no entanto, é preciso muita força política para conseguir investimentos no turismo. E isso depende de projetos e muito trabalho da administração pública.
Rua Gonçalves Dias, 875 - Cep 98230 - 000 Tel. (54) 3322 - 1177 | Logar no Portal | Webmail